O Instituto Senai de Inovação (ISI) e Instituto Senai de Tecnologia (IST) fizeram no primeiro semestre mais de 1653 atendimentos no estado do Paraná. Com investimentos na ordem 3,6 milhões de reais, o sistema atendeu 1164 empresas.
O embaixador de Relações Institucionais do Senai Tecnologia e Inovação (STI), Marcus von Borstel, explica que agora o objetivo é apresentar o projeto para os industrias de Apucarana. “Por isso, procuramos a ACIA para começarmos este trabalho, que atende os mais diversos segmentos industriais. Como, por exemplo, ações para meio ambiente e químico, metal mecânico, construção civil, vestuário, dentre outras”, diz von Borstel.
Com este trabalho a ideia é fomentar a indústria apucaranense. “Podemos fazer isso de três maneiras. A primeira com consultorias para melhorar processos, eficiência energética, etc, através da Jornada da Produtividade, que atende todo setor industrial, do pequeno ao grande. A segunda com ensaios em nossos laboratórios dentro dos mais de 10 institutos espalhados pelo estado. E, por último, pelo PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), onde podemos ter acesso a recursos a projetos FINEP e Embrapii, Fomento Paraná, BRDE e leis de incentivo”, ressalta Marcus.
O presidente da ACIA, Wanderlei Faganello, diz que este é um passo importante para nossa indústria. “Apucarana uma forte indústria do vestuário, mas o Conecta e o Sebrae realizaram um mapeamento do Ecossistema de Inovação, e nele foram identificadas novas áreas com potencial de crescimento”, diz Faganello.
Segundo este estudo, apresentado em 2023, o setor de mecânica e automação, agronegócio, computação, produção de químicos e materiais são nichos que tem ganhado destaque no município. “Este trabalho do IST e ISI pode convergir na potencialização nesses negócios. Fortalecendo as industrias existentes, criando uma nova matriz e atraindo novas empresas”, reforça Faganello.
A reunião de apresentação dos projetos do Senai Tecnologia vai acontecer no auditório da ACIA, no dia 26 de agosto, para a diretoria da ACIA.
Áreas de atuação: competência e aplicações da rede
IST Meio Ambiente e Química
COMPETÊNCIAS: Análises de Qualidade Ambiental e Agropecuária, Assessoria em Meio Ambiente, Soluções em Saneamento e Bioeconomia Circular.
APLICAÇÕES: Análises de emissões atmosféricas, Análises de qualidade de água, Assessoria em licenciamento ambiental, Inventário de gases de efeito estufa, Agricultura sustentável: biofertilizantes, remineralizadores, Geração de energia: biogás, biometano e Reaproveitamento e valorização de resíduos.
IST Metalmecânica
COMPETÊNCIAS: Caracterização de Metais e Polímeros, Desenvolvimento de Produtos Industriais, Design Industrial, Engenharia de Produto, Produtividade e Prototipagem.
APLICAÇÕES: Ensaios de tração, flexão, metalográficos, compressão, dobramento, rugosidade superficial, dureza e não destrutivos. Design Industrial, Engenharia de Produto, Prototipagem e Caracterização de Metais e Polímeros. Criação de novos produtos e seus processos. Consultoria para adequação de processos com foco em indústria 4.0 e novas tecnologias. Construção, montagem e testes de soluções industriais piloto (protótipo).
IST Informação e Comunicação
COMPETÊNCIAS: Automação e Sistemas Embarcados. Calibração de Instrumentos Industriais, Engenharia de Software, Governança e Gestão de TI, Inteligência Artificial, Inteligência Digital.
APLICAÇÕES: Soluções em mobilidade elétrica, engenharia biomédica e agroindústria e aplicações de tecnologia para Indústria 4.0. API de integração, comunicação industrial projetos de automação industrial e projetos de hardware, firmware e software. Calibração de Instrumentos nas grandezas físico-química, massa, pressão, tempo e frequência, temperatura e umidade, dimensional e eletricidade. Qualificações de Sistemas de Exaustão. Pesquisa e aplicação em projetos com Engenharia de Software (banco de dados, linguagem de programação, técnicas e ferramentas para análise de requisitos). Criação de algoritmos e sistemas baseados em técnicas de IA, como redes neurais, machine learning e deep learning.
IST Construção Civil
COMPETÊNCIAS: Materiais da Construção Civil, Produtividade, Sistemas Construtivos e Tecnologia BIM.
APLICAÇÕES: Desenvolvimento e validação de sistemas construtivos. Consultoria de implantação da Tecnologia BIM. Consultoria de Lean Construction e PBQP-H. Desenvolvimento de novos materiais. Aproveitamento de resíduos para novos produtos da Construção Civil. Adequação de produtos para as normas vigentes.
IST Celulose e Papel
COMPETÊNCIAS: Embalagens Sustentáveis, Fabricação de Papel, Produção de Celulose, Reaproveitamento de Resíduos, Painéis de fibras e partículas aglomeradas, Biocombustíveis, Compósitos polimérico.
APLICAÇÕES: Desenvolvimento de embalagens sustentáveis e avaliação de qualidade de produtos e processos. Desenvolvimento de novos papéis por meio de soluções inteligentes. Mudança de Processo de Produção de Celulose. Avaliação da viabilidade técnica e econômica para reaproveitamento de resíduos.
ISI Engenharia de Estruturas
COMPETÊNCIAS: Materiais Estruturais Avançados, Durabilidade de Estruturas, Estruturas Sustentáveis.
HUB Senai Paraná Cooperativo
COMPETÊNCIAS: Fortalecimento do Ecossistema de Inovação do Cooperativismo do Paraná,
Aceleração de Negócio.
ISI Eletroquímica
COMPETÊNCIAS: Sensores Inteligentes, Energia Inteligente, Materiais Inteligentes.